Epifitismo

Bem Vindo!

Epifitismo é a forma de relação harmônica das plantas que se desenvolvem sobre outras sem parasitá-las.
A maioria das epífitas são encontradas nas Florestas Tropicais Úmidas, sendo responsáveis por parte significativa da diversidade destes locais, totalizando aproximadamente 23.500 espécies, pertencentes a 84 famílias e 876 gêneros. As temperaturas mais ou menos elevadas, podem favorecer o desenvolvimento de comunidades epifíticas altamente diversificadas.

Problemas ambientais: o que fazer?



No alto da Mata Atlântica, em Nova Friburgo, encontra-se a maravilhosa Reserva Ecológica de Macaé de Cima, local onde a Fundação Jardim Botânico do Rio de Janeiro desenvolve estudos de espécies raras de flora e da fauna – sabe-se da existência do “sapinho laranja”, raríssimo, que vive e se reproduz no interior das bromélias. Não só pelo sapinho, mas pelas Bromélias e ainda a esplêndida diversidade e águas puras, a preservação de Macaé de Cima pode ser considerado a grande missão do povo de nossa região.

As Bromélias e sua importância para os insetos

Novas e fascinantes espécies de besouros, libélulas e outros insetos foram descobertas por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina durante uma pesquisa sobre a fauna relacionada às bromélias. Planta hospedeira, a bromélia realiza um trabalho essencial para o ecossistema e chega a ser responsável pela vida de aproximadamente 300 espécies diferentes. Na pesquisa, os professores analisaram as bromélias nas florestas secundárias e primárias da região de Florianópolis. Eles pesquisaram as espécies que utilizam as águas acumuladas na planta ou seu fruto.

Segundo a professora Josefina Steiner, foi registrada nas últimas semanas uma espécie de besouro extremamente raro, o surutu jelineki. Só há dois exemplares da mesma espécie registrados no mundo, ambas no Hemisfério Norte. “Também temos uma ninfa de libélula que foi notificada recentemente e que só é registra em bromélias”, destaca.

Steiner conta que a pesquisa mostra a importância das bromélias para o meio ambiente. A planta pesquisada - que só gera uma flor em toda a vida - abriga uma quantidade inimaginável de insetos, larvas, e espécies predadoras. “Formigas, vespas, abelhas utilizam a bromélia para ninhos”, conta a professora. “Animais vertebrados utilizam a flor e frutos para se alimentarem, como é o caso do beija-flor”.

Impactos ambientais causados pelo homem


Das espécies vegetais, muitas correm risco de extinção por terem seu ecossistema reduzido, por serem retiradas da mata para comercialização ilegal ou por serem extraídas de forma irracional como ocorreu com o pau-brasil e atualmente ocorre com o palmito juçara (Euterpe edulis). Para a fauna, observa-se um número elevado de espécies ameaçadas de extinção, sendo a fragmentação do ecossistema, uma das principais causas. Apesar de toda a destruição que o ecossistema vem sofrendo, aproximadamente 100 milhões de brasileiros dependem desta floresta para a produção de água, manutenção do equilíbrio climático e controle da erosão e enchentes.

Todas as pessoas são capazes de ajudar a diminuir os problemas ambientais. Não jogar papel no chão parece uma atitude simples, mas já ajuda na preservação do meio ambiente; o acumulo de lixo, a poluição dos rios e a degradação do solo, os seres humanos são os responsáveis e basta as pessoas conscientizarem-se que é a partir delas o passo inicial para reverter essa situação,antes que seja tarde demais.

Entrevistado pelo Século XXI, o professor Fernando Cavalcante, geógrafo ligado ao CEA (Centro de Educação Ambiental de Nova Friburgo), destacou a recente criação das 4 APAs (Área de Proteção Ambiental) municipais: Três Picos, Caledônia,Macaé de Cima e Rio Bonito,em Lumiar. “Temos também a APA estadual de Macaé de Cima - acrescenta. Fernando também destacou o novo Código Ambiental municipal. “Para a Região Serrana preservar o meio ambiente, só há uma solução: Educação Ambiental e Fiscalização” - arremata. “As pessoas precisam ser educadas sobre a preservação do meio ambiente e depois de educadas,é preciso que sejam fiscalizadas, para ver se o que foi ensinado, está sendo cumprido”.


Fonte: ForumSec21

0 comentários:

Postar um comentário